Especialidade de Árvores

Árvores - J
1. Descrever as diferenças entre árvores e arbustos.

Árvore é uma planta permanentemente lenhosa de grande porte. Por grande porte, embora não exista uma definição consensual, costuma-se entender uma altura mínima de seis metros na maturidade. As árvores têm ramos secundários, o que as distingue das palmeiras, portanto apenas as gimnospermas e angiospermas dicotiledôneaslenhosas são chamadas árvores. As palmeiras são angiospermas monocotiledôneas.

Entre outros atributos, as árvores se caracterizam por ter raiz pivotante, caule lenhoso do tipo tronco, que forma ramosbem acima do nível do solo. Os arbustos, além do menor porte, podem exibir ramos desde junto ao solo.

Comparadas com outras formas vegetais, árvores e palmeiras vivem longo tempo. Algumas, como sequóias ejequitibás, vivem milhares de anos. Uma sequóia pode chegar a cem metros de altura.

Arbusto ou moita é todo vegetal do grupo das angiospermas dicotiledôneas lenhosas, que se ramifica desde junto ao solo e tem menor porte (abaixo de 6 m) em relação às árvores.

2. Juntar e identificar folhas típicas de 15 espécies diferentes de árvores. Coloque-as esticadas, secas e com o devido rótulo num caderno apropriado, ou em folhas de papel do mesmo tamanho.

Nota – As folhas devem ser colocadas em uma folha de papel com os seguintes dados na etiqueta: data de coleção, nome da arvore, local de coleta e quem coletou. Seque as folhas para não estragar seu trabalho.

3. Conhecer de memória seus espécimes e ser capaz de identificar espécimes semelhantes no campo.

Item prático.

4. Mencionar dois exemplos de cada árvore citada e explicar:

a. para o que são usadas

b. ambiente em que crescem

c. alguma característica específica

d. região geográfica onde é encontrada

e. as primeiras pessoas a descobrirem e descrever cada uma das árvores

Pineheiro-do-Paraná - O pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) ou pinheiro-brasileiro, também conhecido pelo nome de origem indígena, curi, é a única espécie do gênero Araucaria encontrada no Brasil. É uma árvore cuja ocorrência nomeou extensa formação nos estados do sul do Brasil e está hoje ameaçada de extinção. A espécie é de grande importância pois controla a qualidade da fauna e flora do bioma. A espécie foi inicialmente descrita como Columbea angustifolia Bertol., em 1819. Seus pinhões servem de alimentopara pequenos animais no inverno, porque nesta época do ano quase não existem frutos e néctares.

Seus cones são como uma manjedoura, protegem as plantas menores e retêm a umidade. É nativa do bioma Mata Atlântica (ecossistema Mata das Araucárias) dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e algumas localidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Argentina (Misiones) e Paraguai, sempre em altitudes acima de 500 e abaixo de 1800 m. É uma planta dioica, sendo assim, apresenta os gêneros masculino e feminino em indivíduos separados.

As folhas deram nome à espécie, por serem pontiagudas e duras.

Suas sementes, os pinhões, eram importantes na alimentação indígena e ainda hoje são iguarias que inspiram muitas receitas. Medem cerca de quinze milímetros de largura na parte mais larga e cerca de dez centímetros de comprimento. As pinhas pesam vários quilogramas e podem atingir o diâmetro de cerca de trinta centímetros.

Ipê-Roxo - Árvore de porte médio, o ipê-roxo no período do outono, se enche de flores, para se reproduzir.

É o primeiro dos ipês a florir no ano, inicia a floração em Junho, e pode durar até Agosto, conforme a árvore.

Tem vários nomes populares como Ipê-roxo-da-mata, Ipê-una ou Pau D'arco, entre outros.

Madeira muito pesada, impermeável, resistente ao ataque de organismos xilófagos e muito dura ao corte, cerne pardo acastanhado ou pardo-alva-claro, geralmente uniforme, às vezes com reflexos esverdeados, textura fina a média, uniforme, grã direita ou revessa, superfície pouco lustrosa e medianamente lisa ao tato; cheiro e gosto imperceptíveis. Sua madeira apresenta grande durabilidade, sendo muito utilizada na construção civil.

É uma espécie largamente empregada no paisagismo em geral, pela beleza de suas inflorescências arroxeadas que surgem nos meses de julho a setembro. É uma espécie ameaçada de extinção devido à intensa procura por sua casca, que é considerada pela medicina popular como anticancerígena, anti-reumática e antianêmica.

A madeira do ipê-roxo, por ser muito pesada e de propriedades mecânicas altas, pode ser usada para acabamentos internos; artigos de esportes, como bolas de bocha e boliche, cabos de ferramentas e implementos agrícolas, construções externas, como estruturas, dormentes, cruzetas, esquadrias, lambris, peças torneadas, tacos e tábuas para assoalhos, vagões, carrocerias e instrumentos musicais, degraus de escada etc.

5. Mencionar o nome comum e explicar a diferença entre duas grandes classes de árvores.

Algumas famílias de árvores são: simarubáceas (madeira amarela e casco aromático), moráceas (com seiva leitosa e pequenas flores), marantáceas (monocotiledônias perenes) e pináceas (coniformes, com madeira fibrosa e de grande valor econômico). Um exemplo de morácea é a seringueira e de pinácea é o pinheiro.

6. Descrever a importância da conservação das florestas em sua região.

Ciclo da água
A infiltração de água em solos com cobertura florestal é 40 vezes maior do que em solos descobertos (Rezende e cols., 2000), alimentando os lençóis freáticos, que formam as nascentes e os rios. A presença de árvores reduz o impacto causado pelas chuvas, evitando a erosão do solo e o conseqüente assoreamento dos recursos hídricos (Magalhães e Crispim, 2003). Além disso, quando absorvida pelas plantas, a água volta à atmosfera em forma de vapor, pela transpiração das folhas, que também origina partículas necessárias (aerossóis) para que as nuvens se formem (Claeys e cols, 2004).

Amenizam o clima

Uma árvore isolada pode transpirar até 500 litros de água por dia. Além disso, a interceptação solar pelas copas evita o aquecimento dos prédios, cria ambientes que servem de abrigo nas horas mais quentes do dia e diminui as consequências da insolação direta.

Diminuem a reflexão da radiação do sol
Superfícies artificiais refletem até 50% , enquanto a vegetação reflete de 25 a 10% dessa rediação, diminuindo o efeito térmico.

Efeito sobre o regime dos ventos
Podem bloquear ventos frios no inverno e dirigir a entrada de correntes que resfriam o ambiente no verão.

Economia de energia
Redução do gasto com refrigeração. Segundo uma pesquisa, em Sacramento, Califórnia, EUA, a economia anual foi calculada em 18,5 bilhões de dólares devido à presença de árvores.

Captação de partículas e gases presentes no ar
Remoção de 1,2 tonelada/hectare de dióxido de carbono.

Conservação da biodiversidade
As árvores servem de refúgio e provêem alimento para consumidores primários (herbívoros) tais como aves e insetos.Em dois bairros de Volta Redonda foram registradas 90 espécies de aves nas árvores individuais existentes na arborização das ruas.

Atuam nos aspectos sensorial e estético
Amenizam a aridez e a repetição dos prédios e outras áreas construídas.

Saúde física e mental
Auxilia na recuperação de doentes e tem um efeito restaurador, com mudanças positivas no estado psicológico, no sistema fisiológico (diminui a pressaõ arterial), funcionamento cognitivo e comportamental.

Atendimento às necessidades lúdicas, de recreação e lazer
Os espaços verdes são utilizados para eventos, festas, festivais, shows, entre outras atividades.

7. Nomear vários exemplos dos tipos de madeiras usadas no seguinte:

a. soalho de casas - lpê, Peroba, Jatobá, Nogueira, Jarrah, Afizélia, Iroko, Freixo Cogna, Carvalho vermelho, Carvalho, Freixo, Vidoeiro, Cerejeira, Pinho, Sapele, Faia, Acér, Merbau.

b. madeira compensada - Jacaranda, Embuía, Cerejeira, Caviúna, Virola, Sarrafiado, Naval, Cambara.

c. móveis - Cedro, Pinho, Peroba, Freixo, Tília, Faia, Bétula, Nogueira Branca, Cerejeira, Olmo, Resina, Teca

d. cabo de machado – Guarantã,

e. estacas para cercas - Aroeira, Eucalipto

f. dormentes de estrada de ferro - Cerne de Eucalipto

g. vigas de apoio para construções - Eucalipto, Peroba

h. arcos e flechas - Guatambu - Flecha: Bambu

i. ideal para acender fogo - Gravetos, Pinho, Manga

j. queimam lentamente e forma uma base de brasas - Carvalho, Algarrobeira, castanheiro, cedro, seringueira, Choupo, estramônio,


8. Dar dois exemplos de cada uma das árvores que:

a. crescem melhor em locais alagados e úmidos – Palmeira e Mangue.

b. crescem melhor em locais de altitude elevada, e montanhas - Pinheiro, Oliveira, Cedro



Algumas informações retiradas do Site especialidades.org.br

0 comentários: